REFLEXÕES

JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO

Será que os jogos são indispensáveis na alfabetização? Deve ser inserido na rotina da sala de aula?
Para Piaget ele é essencial para o desenvolvimento afetivo, motor, cognitivo, social e moral da criança e também favorece a aprendizagem de conceitos.  As crianças quando jogam assimilam que podem transformar a realidade.
Para Leontiev o jogo é uma forma do homem se relacionar com o mundo.

Segundo Wallon, brincando a criança desenvolve várias habilidades corporais, afetivas e cognitivas.

Diante dessas afirmações podemos concluir que sim, o jogo (seja
simbólico ou de regra), é importante na alfabetização, ou seja, é essência, pois, motiva e diverte induzindo a criança a progredir cognitivamente.
Deve sim ser inserido na sala de aula, fazer parte da rotina, levando o aluno a interagir com outros, não importando a sua hipótese silábica.

Atividade realizada com 3o ano da EMEF Gal Humberto de Souza Mello
Reflexões sobre o texto de Mirta Torres “O bom texto é o que cumpre o propósito de quem o produz”

Diante do texto em questão e tudo que foi visto ate agora no curso PNAIC, será que devemos orientar esse aluno a produzir bons textos, mesmo os não alfabetizados?
As crianças devem desde muito pequenas ter esse contato com a produção textual, mas, como inserir isso na vida da criança sem pressioná-la, desmotivá-la ou até mesmo tirar delas o “não consigo”?
Primeiro de tudo o professor tem que ser bom leitor, gostar de ler  para si e para as crianças, passar paixão pela leitura, proporcionar aos alunos o contato diversidade textual e sequencial que para Schneuwly e Dolz (2004) São instrumentos culturais disponíveis nas interações sociais. E também desenvolver no aluno sua capacidade argumentativa. A sequencia didática permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades diversificadas de um mesmo tema.
Depois, ver com elas o que vai ser feito,  o tipo de texto, o que se espera do texto, para quem será escrito, o que esse  leitor espera, enfim, planejar e mesmo os não alfabetizados podem faze-lo.
Na sequencia, escrever o texto de acordo com o que se planejou, sempre fazendo as intervenções necessárias, motivando o aluno, fazendo com que ele escreva mais e melhor. Para mais tarde revisar com eles o que se escreveu e em outro momento reescrever com as devidas correções, sempre levando em conta o Nível de Escrita Alfabética de cada criança.

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