Projeto Criança Cidadã
Autoras: Maria Aparecida F. de O. e Souza e Sandra Regina de
Melo Reis Neves
Unidade: EMEF Gal
Humberto de Sousa Mello
O projeto teve como objetivo possibilitar à criança compreender o seu papel na
sociedade atual, cuja identidade se articula com o outro e com o mundo, numa
construção contínua e múltipla para si, para o outro e para a sociedade,
partindo da análise das questões ambientais e do impacto que suas próprias
ações podem acarretar no planeta e nas pessoas.
O desenvolvimento do projeto se
deu, principalmente, através, de rodas de conversas,
passando pelo viés das questões filosóficas e provocando discussões em busca de
soluções para problemas que as crianças enfrentam no cotidiano ligados a
questões ambientais e da sustentabilidade.
A avaliação foi realizada de forma
constante e sistemática, na medida em que é possível observar as mudanças de
comportamento dos alunos na resolução de questões que exigem olhares de
responsabilidade com o ambiente e que visem a sustentabilidade, assim como no respeito
ao outro e a si mesmo.
Do ponto de vista do trabalho docente, este projeto incorporou a ideia da releitura dos conteúdos escolares ao planejar a prática
pedagógica, rompendo com a fragmentação dos conteúdos e buscando sentido do
trabalho pedagógico para as crianças.
Palavras chave: Projeto didático
– temas transversais - cidadania - reciclagem - consumo sustentável.
PROJETO LITERÁRIO “VIVIANA, A RAINHA DO PIJAMA”.
Pollyanna,
Renata, Rosângela, Samira e Sandra.
Área do conhecimento:
Língua
Portuguesa.
Trabalho interdisciplinar:
Ciências,
geografia, matemática e artes.
Temas transversais:
Meio
ambiente (extinção, reciclagem, desmatamento, cadeia alimentar)
Tempo estimado:
Um
semestre
Produto Final
Exposição
dos trabalhos construídos ao longo do projeto, em ambiente de festa do pijama
com a participação da comunidade escolar. Nesse dia as crianças poderão ir à escola
vestidas com pijamas para apresentar os trabalhos desenvolvidos.
Conhecimentos e habilidades
Língua portuguesa:
·
Conhecer,
ler e identificar os gêneros textuais – lista, carta, convite, poema, ficha
técnica, canção, texto informativo e instrucional;
·
Ampliar
o vocabulário;
·
Produzir
textos dentro do gênero carta-convite;
·
Refletir
sobre o SEA e ortográfico (revisão textual);
·
Transcrever
texto informativo em ficha técnica e vice versa.
História:
·
Levar
os alunos a conhecer a origem das festas de aniversários/bolo de aniversário; a
origem das roupas de dormir; história dos correios; o significado das imagens impressas
nos selos;
·
Investigar
a origem do autor do livro.
Geografia:
·
Explorar
e conceituar o que são mapas, atlas, continentes, países, etc;
·
Localizar
no mapa Mundial o habitat dos animais apresentados no livro “Viviana, a rainha
do pijama”;
·
Utilizar
esse mapa para estudar os pontos cardeais, sua função e relacionar um
continente ao outro a partir desses pontos, por exemplo, a Europa está ao norte
da Oceania;
·
Reconhecer
os elementos que se fazem necessários em um endereço: (destinatário, remetente,
etc.);
·
Localizar
no mapa a região do autor do livro.
Ciências:
·
Explorar
o conceito de biodiversidade, diferentes ambientes dos animais aquáticos e terrestres
que aparecem no livro;
·
Relacionar
qual a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente;
·
Classificar
e conhecer os animais apresentados no livro de acordo com a sua morfologia;
·
Conhecer
o que é cadeia alimentar partindo dos hábitos alimentares dos animais do livro;
·
Ler
texto informativo de cada animal;
·
Construir
fichas técnicas;
·
Explorar
os mecanismos de defesa e ataque de cada animal.
Matemática:
·
Calcular
a quantidade de ingredientes utilizados em cada receita da festa do pijama, destacando
as unidades de medidas g, ml, l e Kg.
·
Construir
a ficha de cada animal com peso e altura;
·
Trabalhar
unidade de medida de tempo, pesquisando o tempo de gestação e depois os de
vida;
·
Classificar
com números ordinais conforme a sequência dos animais citados (1º animal, 2º
animal... penúltimo...);
·
Identificar
instrumentos para medir;
·
Pesquisar
com a turma qual seria o pijama escolhido por eles e, com os dados, trabalhar a
construção e leitura de gráficos.
Artes:
·
Confeccionar
com material reciclável os bichos do livro;
·
Apreciar
músicas da cultura popular brasileira com o tema “animais”;
·
Trabalhar
conceitos geométricos (quadrado, retângulo, triângulo, círculo) através de
dobradura dos animais.
Etapas
1ª etapa– apresentação do projeto aos alunos
com exposição do tema e contrato didático, combinando o que será aprendido, o
processo e o produto final; Assistir ao vídeo do livro “Viviana, a rainha do
pijama” e em seguida apresentar o livro às crianças; fazer uma lista dos
animais que aparecem no livro relacionando-os com seus pijamas; fazer uma
votação na sala de qual pijama elas mais gostaram para montar uma tabela e assim,
transformá-la em gráfico.
2ª etapa – fazer um texto coletivo da
introdução do livro; apresentar um texto informativo sobre cada animal; trabalhar
a construção da ficha técnica de um por um; reescrever o convite do animal
estudado; fazer a revisão textual, abordando principalmente questões
ortográficas (essa etapa se repetirá várias vezes até contemplar todos os
animais abordados no livro).
Nessa
mesma etapa, explorar uma por uma, a ficha técnica produzida por cada aluno a
partir de um texto informativo e explorar a ideia de unidade de medida –
comprimento e de massa – peso, destacando quais instrumentos usamos para medir
as coisas e qual foi o utilizado para medir e pesar os animais estudados.
Montar uma tabela com a altura e o peso de cada animal, colocando esses números
em ordem crescente.
3ª etapa – escolher 2 músicas relacionadas a
animais do CD Arca de Noé – Vinicius de Moraes e com as letras: completar o
lacunado, organizar os versos da música, localizar algumas palavras focando
dificuldades ortográficas, ensaiar para uma apresentação final.
4ª etapa – Com algumas músicas selecionadas do
CD Arca de Noé trabalhar a sequência didática a seguir:
Com
a música, “O Leãozinho” do Caetano Veloso, trabalhar os dígrafos: NH E LH.
1º MOMENTO- Cantar e tocar a música inteira para
que tenham contato. Cantar novamente e deixar “lacunas” para os alunos
preencherem cantando (justamente nas palavras com os dígrafos NH e LH).
2º MOMENTO – entregar uma cópia da letra da
música para cada aluno. Pedir aos alunos que grifem as palavras com os dígrafos
NH e LH. Solicitar aos alunos que listem algumas palavras que possuam esses
dígrafos, separando em duas colunas: uma coluna das palavras com NH e outra
coluna com o uso do dígrafo LH.
3º MOMENTO: Realizar um ditado de palavras em
duplas. Fazer a correção do ditado e aproveitar para refletir sobre a escrita
delas. Confeccionar um cartaz com diversas palavras que também tenham esses
dígrafos estudados, colocando junto à letra da música trabalhada, com as
palavras em destaque. Afixar o cartaz na sala.
Com
a música, “O leão” do Vinicius de Moraes, trabalhar as palavras escritas com
ÃO.
1º MOMENTO - Cantar e tocar a música inteira
para que tenham contato. Cantar novamente e deixar lacunas para os alunos
encontrarem as palavras que faltam na letra da música e grifem tais palavras
(dando ênfase nas palavras que terminam com ão)
2º MOMENTO – Solicitar aos alunos que procurem
no dicionário palavras que terminam com ão, escrevam essas palavras em forma de
lista. Afixar um cartaz com essas palavras na sala de aula.
3º MOMENTO – Entregar uma cópia da música com
lacunas para que os alunos escrevam outras palavras que rimem com ão, refazendo
os versos, tendo como fonte a lista de palavras afixadas na sala de aula. Pedir
para que os alunos leiam suas novas rimas para a música. Afixar os trabalhos
dos alunos na sala junto com o cartaz da música original.
5ª
etapa – Com o poema
“Chatice” de José Paulo Paes trabalhar segmentação de palavras. Solicitar aos
alunos que separem e depois reescrevam. A partir do poema “O Pinguim”,
entrega-lo com os versos misturados, pedir às crianças que recortem e com a
leitura da professora coloquem em ordem. Depois localizar as rimas. Explorar
outros poemas para esse tipo de atividade.
6ª
etapa - Aproveitar os
textos reescritos dos alunos, quando da reescrita dos convites para cada animal
e fazer revisão de texto coletivamente, escolhendo um texto de um aluno da
classe. Escrever o texto do aluno em um cartaz, com as palavras escritas de
forma correta (os erros ortográficos nesse momento não deverão ser focados).
Revisar com os alunos escrevendo no projetor, ajustando o texto que está sendo
trabalhado contra argumentando com as ideias da classe, sobre a melhor maneira
de estruturar um texto coeso.
Projetar
o texto original do livro, trabalhando algumas dificuldades constatadas nas
produções alunos, chamando a atenção para aspectos da paragrafação e pontuação.
Solicitar
aos alunos que revisem individualmente seu próprio texto e reescreva uma
segunda versão. Depois da escrita a segunda versão, o professor deverá corrigir
individualmente cada texto produzido pelos alunos, fazendo com que o aluno
perceba os erros e redija uma versão final.
7ª etapa – interdisciplinaridade com ciências
Sugestão
de livro didático do PNLD – Projeto prosa – ciências – 3º ano
Ler
para os alunos diversos textos (livros didáticos ou não) sobre a classificação
dos animais em grupos e subgrupos (mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios,
anelídeos, moluscos, insetos, aracnídeos e crustáceos). Procurar no dicionário
qual o significado dessas palavras. Escolher alguns textos, para os alunos
lerem, sobre as características que definem os animais como vertebrados e
invertebrados.
Depois
desse estudo com textos, solicitar aos alunos que classifiquem os animais
trabalhados no projeto literário, de acordo com as características de cada um,
seguindo o quadro:
Escreva
os nomes dos animais convidados para a festa de acordo com a sua classificação.
Pode-se também desenhar os animais, ou colar as figuras dos respectivos
animais.
ANIMAIS
VERTEBRADOS
|
||||
MAMÍFEROS
|
AVES
|
PEIXES
|
RÉPTEIS
|
ANFÍBIOS
|
ANIMAIS
INVERTEBRADOS
|
||||
ANELÍDEOS
|
MOLUSCOS
|
INSETOS
|
ARACNÍDEOS
|
CRUSTÁCEOS
|
Depois da construção da
tabela, solicitar aos alunos que escrevam uma lista de animais que conheçam.
Com a lista, classificar coletivamente, no organograma, os animais escritos por
eles, segundo os critérios estudados.
Elaborar coletivamente um
organograma (uma maneira de apresentar o estudo feito) com os grupos e
subgrupos de outros animais vertebrados e invertebrados. Observar o tempo de
gestação de cada animal e o tempo de perspectiva de vida de cada um,
trabalhando assim com medidas de tempo.
Apresentar aos alunos vídeos
e documentários sobre a vida dos animais. Levantar hipóteses com os alunos
sobre os hábitos alimentares dos animais e anotar para posterior confirmação.
Levar textos e outras fontes
(internet, vídeos) sobre os hábitos alimentares dos animais que aparecem no
livro “Viviana, a rainha do pijama”.
Num outro momento, trabalhar
com as crianças o conceito de Cadeia alimentar, pesquisar qual seu significado,
como funciona, quais as consequências para o meio ambiente quando há a quebra
da cadeia alimentar. Nessa atividade podemos ler o livro “Matar sapo dá azar”
de Hardy Guedes. Em seguida elaborar uma
cadeia alimentar entre os animais do livro.
Outras atividades propostas:
cruzadinhas, caça-palavras (sem o banco de palavras) sobre o tema estudado.
8ª
etapa – interdisciplinar com geografia
Como o mapa mundial,
localizar onde vive cada um dos animais apresentados no livro.
9ª etapa –
no laboratório de informática, pesquisar com as crianças, o que é extinção? Que
animais do livro estão em extinção? Quais outros animais podem estar ameaçados
de extinção? (Fazer uma lista). Por que esses animais estão sendo extintos?
Como que isso pode parar?
Trazer para sala de aula notícias de jornais que falem do
tema Extinção de animais, com a lista de todos os animais.
Depois da pesquisa, elaborar alguns cartazes com imagem
dos animais ameaçados em extinção (trazidos pela professora) e criar frases que
incentivem a preservação.
10ª
etapa – fazer uma lista de comidas que poderão ser servidas na
festa do pijama da Viviana. Depois
trabalhar algumas receitas apresentadas por eles, sistematizando esse gênero
textual, relacionando com a sua função. Calcular a quantidade de ingredientes
necessários para cada receita levando em consideração o numero de convidados.
Num outro momento, calcular a quantidade de receita que
deverá ser feita no dia da festa, aqui utilizaremos a multiplicação como
recurso.
11ª
etapa – A professora apresentará aos alunos uma carta recebida
por ela, vinda da Viviana:
Pedir para cada aluno responder essa carta,
individualmente. Destacar a construção de uma carta, como preenchemos um
envelope de carta, usando remetente, destinatário, endereço da casa deles, da
Viviana, CEP, cidade, Estado e País.
12ª
etapa – interdisciplinar com artes
Construir os animais apresentados no livro, utilizando
material reciclável.
13ª
etapa – interdisciplinar com historia
Pesquisar a origem das festas/bolo de aniversário e
trabalhar com isso as datas de aniversário dos alunos. Pesquisar também a
origem dos pijamas, a história dos correios e pesquisar também o significado
das imagens impressas nos selos.
13ª
etapa – Para finalizar nosso projeto, confeccionaremos o
convite para a festa do pijama da escola, seguindo o seguinte modelo:
Materiais:
Livro para leitura em sala:
“Viviana, a Rainha do Pijama” – Steve Web
Livro paradidático “Matar
Sapo dá azar” de Hardy Guedes.
Sugestões de autores de
poemas: José Paulo Paes, Elias José e Sergio Caparelli.
Mapa Mundial;
Cd ou arquivos musicais com
canções brasileiras com o tema ‘animais’;
Fichas técnicas impressas;
Poemas com o tema animais;
Vídeos sobre a vida dos
animais;
Projetor ou retroprojetor
para a análise e revisão das produções;
Envelopes de correspondência;
Atividades xerocadas;
Notícias de jornal;
Receitas diversas;
Dicionário;
Avaliação
A avaliação será continua e processual, feita através da
observação das atividades aplicadas em cada uma das etapas descritas acima. Ao
final, haverá a exposição dos trabalhos realizados em ambiente de “festa de
pijama”.
ANEXOS:
O Leãozinho (Caetano Veloso)
Gosto muito de te ver,
leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de você,
leãozinho
Para desentristecer,
leãozinho
O meu coração tão só
Basta eu encontrar você no
caminho
Um filhote de leão raio da
manhã;
Arrastando o meu olhar como
um ímã...
O meu coração é o sol, pai
de toda cor;
Quando ele lhe doura a pele
ao léu...
Gosto de te ver ao sol,
leãozinho
De te ver entrar no mar
Tua pele, tua luz, tua juba
Gosto de ficar ao sol,
leãozinho
De molhar minha juba
De estar perto de você e
entrar no mar
Chatice
Jacaré,
larga do meu pé
deixa de ser chato!
Se você tem fome,
então vê se come
só o meu sapato,
e larga do meu pé,
e volta pro seu mato,
jacaré.
O Leão
Leão! Leão! Leão!
Rugindo como um trovão
Deu um pulo, e era uma vez
Um cabritinho montês.
Rugindo como um trovão
Deu um pulo, e era uma vez
Um cabritinho montês.
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação
És o rei da criação
Tua goela é uma fornalha
Teu salto, uma labareda
Tua garra, uma navalha
Cortando a presa na queda
Leão longe, leão perto
Nas areias do deserto
Leão alto, sobranceiro
Junto do despenhadeiro.
Teu salto, uma labareda
Tua garra, uma navalha
Cortando a presa na queda
Leão longe, leão perto
Nas areias do deserto
Leão alto, sobranceiro
Junto do despenhadeiro.
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação
És o rei da criação
Leão na caça diurna
Saindo a correr da furna
Leão! Leão! Leão!
Foi Deus quem te fez ou não
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação
Saindo a correr da furna
Leão! Leão! Leão!
Foi Deus quem te fez ou não
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação
O salto do tigre é rápido
Como o raio, mas não há
Tigre no mundo que escape
Do salto que o leão dá
Como o raio, mas não há
Tigre no mundo que escape
Do salto que o leão dá
Não conheço quem defronte
O feroz rinoceronte
Pois bem, se ele vê o leão
Foge como um furacão
O feroz rinoceronte
Pois bem, se ele vê o leão
Foge como um furacão
Leão! Leão! Leão!
Es o rei da criação
Leão! Leão! Leão!
Foi Deus quem te fez ou não
Es o rei da criação
Leão! Leão! Leão!
Foi Deus quem te fez ou não
Leão se esgueirando à espera
Da passagem de outra fera
Vem um tigre, como um dardo
Cai-lhe em cima o leopardo
E enquanto brigam, tranquilo
O leão fica olhando aquilo
Quando se cansam, o leão
Mata um com cada mão
Da passagem de outra fera
Vem um tigre, como um dardo
Cai-lhe em cima o leopardo
E enquanto brigam, tranquilo
O leão fica olhando aquilo
Quando se cansam, o leão
Mata um com cada mão
ANIMAIS
INVERTEBRADOS
HORIZONTAL:
4.
INSETO PEQUENO QUE VOA E COLOCA OVOS.
6.
ANIMAL INVERTEBRADO VIVE NO MAR E É USADO NA CULINÁRIA.
8.
CARREGA SUA CASA NAS COSTAS.
9.
INSETO QUE SE ALIMENTA DE SANGUE DE CÃES OU PESSOAS.
10.
INSETO QUE VOA, AS PESSOAS TÊM MUITO MEDO DELE POR APARÊNCIA.
VERTICAL:
1.
INSETO PEQUENO QUE SE ALIMENTA DE MADEIRA.
2.
INVERTEBRADO QUE VOA É GERALMENTE LINDA.
3.
TEM UMA CAUDA COM FERRÃO QUE INJETA VENENO.
5.
INSETO QUE TEM SUA CASA NA TERRA E PRA LÁ LEVA SEUS ALIMENTOS.
7.
ANIMAL INVERTEBRADO USADO COMO ISCA PARA PESCA.
9.
ANIMAL INVERTEBRADO QUE VIVE NA ÁGUA TEM VÁRIOS TENTÁCULOS.
CLASSIFICAÇÃO
DOS ANIMAIS - CRUZADINHA
Horizontal:
4.
Animal vertebrado, mamífero possui duas corcundas e é capaz de armazenar grande
quantidade de água em seu corpo para suportar o deserto.
5.
Animal vertebrado muito grande que usa sua tromba para beber água.
6.
Animal vertebrado tem um pescoço muito longo.
7.
Animal vertebrado é um mamífero e tem o corpo coberto de listras.
8.
São vertebrados, têm o corpo coberto de pêlo, mamam quando filhotes.
Vertical:
1.
Animal vertebrado, mamífero e animal de estimação de muitas pessoas.
2.
Animal vertebrado de grande porte, mamífero e vive no mar.
3.
Animais que possuem coluna vertebral.
Alguns sites relacionados ao assunto extinção:
Nenhum comentário:
Postar um comentário