PROJETOS

Projeto Criança Cidadã
Autoras: Maria Aparecida F. de O. e Souza e Sandra Regina de Melo Reis Neves
Unidade: EMEF Gal Humberto de Sousa Mello



O projeto teve como objetivo possibilitar à criança compreender o seu papel na sociedade atual, cuja identidade se articula com o outro e com o mundo, numa construção contínua e múltipla para si, para o outro e para a sociedade, partindo da análise das questões ambientais e do impacto que suas próprias ações podem acarretar no planeta e nas pessoas. 
O desenvolvimento do projeto se deu, principalmente, através, de rodas de conversas, passando pelo viés das questões filosóficas e provocando discussões em busca de soluções para problemas que as crianças enfrentam no cotidiano ligados a questões ambientais e da sustentabilidade. 
A avaliação foi realizada de forma constante e sistemática, na medida em que é possível observar as mudanças de comportamento dos alunos na resolução de questões que exigem olhares de responsabilidade com o ambiente e que visem a sustentabilidade, assim como no respeito ao outro e a si mesmo. 
Do ponto de vista do trabalho docente, este projeto incorporou a ideia da releitura dos conteúdos escolares ao planejar a prática pedagógica, rompendo com a fragmentação dos conteúdos e buscando sentido do trabalho pedagógico para as crianças.

Palavras chave: Projeto didático – temas transversais - cidadania - reciclagem - consumo sustentável.




PROJETO LITERÁRIO “VIVIANA, A RAINHA DO PIJAMA”.
Pollyanna, Renata, Rosângela, Samira e Sandra.

Área do conhecimento:
Língua Portuguesa.

Trabalho interdisciplinar:
Ciências, geografia, matemática e artes.

Temas transversais:
Meio ambiente (extinção, reciclagem, desmatamento, cadeia alimentar)

Tempo estimado:
Um semestre

Produto Final
Exposição dos trabalhos construídos ao longo do projeto, em ambiente de festa do pijama com a participação da comunidade escolar. Nesse dia as crianças poderão ir à escola vestidas com pijamas para apresentar os trabalhos desenvolvidos.

Conhecimentos e habilidades
Língua portuguesa:
·         Conhecer, ler e identificar os gêneros textuais – lista, carta, convite, poema, ficha técnica, canção, texto informativo e instrucional;
·         Ampliar o vocabulário;
·         Produzir textos dentro do gênero carta-convite;
·         Refletir sobre o SEA e ortográfico (revisão textual);
·         Transcrever texto informativo em ficha técnica e vice versa.

História:
·         Levar os alunos a conhecer a origem das festas de aniversários/bolo de aniversário; a origem das roupas de dormir; história dos correios; o significado das imagens impressas nos selos;
·         Investigar a origem do autor do livro.


Geografia:
·         Explorar e conceituar o que são mapas, atlas, continentes, países, etc;
·         Localizar no mapa Mundial o habitat dos animais apresentados no livro “Viviana, a rainha do pijama”;
·         Utilizar esse mapa para estudar os pontos cardeais, sua função e relacionar um continente ao outro a partir desses pontos, por exemplo, a Europa está ao norte da Oceania;
·         Reconhecer os elementos que se fazem necessários em um endereço: (destinatário, remetente, etc.);
·         Localizar no mapa a região do autor do livro.

Ciências:
·         Explorar o conceito de biodiversidade, diferentes ambientes dos animais aquáticos e terrestres que aparecem no livro;
·         Relacionar qual a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente;
·         Classificar e conhecer os animais apresentados no livro de acordo com a sua morfologia;
·         Conhecer o que é cadeia alimentar partindo dos hábitos alimentares dos animais do livro;
·         Ler texto informativo de cada animal;
·         Construir fichas técnicas;
·         Explorar os mecanismos de defesa e ataque de cada animal.

Matemática:
·         Calcular a quantidade de ingredientes utilizados em cada receita da festa do pijama, destacando as unidades de medidas g, ml, l e Kg.
·         Construir a ficha de cada animal com peso e altura;
·         Trabalhar unidade de medida de tempo, pesquisando o tempo de gestação e depois os de vida;
·         Classificar com números ordinais conforme a sequência dos animais citados (1º animal, 2º animal... penúltimo...);
·         Identificar instrumentos para medir;
·         Pesquisar com a turma qual seria o pijama escolhido por eles e, com os dados, trabalhar a construção e leitura de gráficos.

Artes:
·         Confeccionar com material reciclável os bichos do livro;
·         Apreciar músicas da cultura popular brasileira com o tema “animais”;
·         Trabalhar conceitos geométricos (quadrado, retângulo, triângulo, círculo) através de dobradura dos animais.

Etapas
1ª etapa– apresentação do projeto aos alunos com exposição do tema e contrato didático, combinando o que será aprendido, o processo e o produto final; Assistir ao vídeo do livro “Viviana, a rainha do pijama” e em seguida apresentar o livro às crianças; fazer uma lista dos animais que aparecem no livro relacionando-os com seus pijamas; fazer uma votação na sala de qual pijama elas mais gostaram para montar uma tabela e assim, transformá-la em gráfico.
2ª etapa – fazer um texto coletivo da introdução do livro; apresentar um texto informativo sobre cada animal; trabalhar a construção da ficha técnica de um por um; reescrever o convite do animal estudado; fazer a revisão textual, abordando principalmente questões ortográficas (essa etapa se repetirá várias vezes até contemplar todos os animais abordados no livro).
Nessa mesma etapa, explorar uma por uma, a ficha técnica produzida por cada aluno a partir de um texto informativo e explorar a ideia de unidade de medida – comprimento e de massa – peso, destacando quais instrumentos usamos para medir as coisas e qual foi o utilizado para medir e pesar os animais estudados. Montar uma tabela com a altura e o peso de cada animal, colocando esses números em ordem crescente.
3ª etapa – escolher 2 músicas relacionadas a animais do CD Arca de Noé – Vinicius de Moraes e com as letras: completar o lacunado, organizar os versos da música, localizar algumas palavras focando dificuldades ortográficas, ensaiar para uma apresentação final.
4ª etapa – Com algumas músicas selecionadas do CD Arca de Noé trabalhar a sequência didática a seguir:

Com a música, “O Leãozinho” do Caetano Veloso, trabalhar os dígrafos: NH E LH.
1º MOMENTO- Cantar e tocar a música inteira para que tenham contato. Cantar novamente e deixar “lacunas” para os alunos preencherem cantando (justamente nas palavras com os dígrafos NH e LH).
2º MOMENTO – entregar uma cópia da letra da música para cada aluno. Pedir aos alunos que grifem as palavras com os dígrafos NH e LH. Solicitar aos alunos que listem algumas palavras que possuam esses dígrafos, separando em duas colunas: uma coluna das palavras com NH e outra coluna com o uso do dígrafo LH.
3º MOMENTO: Realizar um ditado de palavras em duplas. Fazer a correção do ditado e aproveitar para refletir sobre a escrita delas. Confeccionar um cartaz com diversas palavras que também tenham esses dígrafos estudados, colocando junto à letra da música trabalhada, com as palavras em destaque. Afixar o cartaz na sala. 

Com a música, “O leão” do Vinicius de Moraes, trabalhar as palavras escritas com ÃO.
1º MOMENTO - Cantar e tocar a música inteira para que tenham contato. Cantar novamente e deixar lacunas para os alunos encontrarem as palavras que faltam na letra da música e grifem tais palavras (dando ênfase nas palavras que terminam com ão)
2º MOMENTO – Solicitar aos alunos que procurem no dicionário palavras que terminam com ão, escrevam essas palavras em forma de lista. Afixar um cartaz com essas palavras na sala de aula.
3º MOMENTO – Entregar uma cópia da música com lacunas para que os alunos escrevam outras palavras que rimem com ão, refazendo os versos, tendo como fonte a lista de palavras afixadas na sala de aula. Pedir para que os alunos leiam suas novas rimas para a música. Afixar os trabalhos dos alunos na sala junto com o cartaz da música original.

5ª etapa – Com o poema “Chatice” de José Paulo Paes trabalhar segmentação de palavras. Solicitar aos alunos que separem e depois reescrevam. A partir do poema “O Pinguim”, entrega-lo com os versos misturados, pedir às crianças que recortem e com a leitura da professora coloquem em ordem. Depois localizar as rimas. Explorar outros poemas para esse tipo de atividade.
6ª etapa - Aproveitar os textos reescritos dos alunos, quando da reescrita dos convites para cada animal e fazer revisão de texto coletivamente, escolhendo um texto de um aluno da classe. Escrever o texto do aluno em um cartaz, com as palavras escritas de forma correta (os erros ortográficos nesse momento não deverão ser focados). Revisar com os alunos escrevendo no projetor, ajustando o texto que está sendo trabalhado contra argumentando com as ideias da classe, sobre a melhor maneira de estruturar um texto coeso.
Projetar o texto original do livro, trabalhando algumas dificuldades constatadas nas produções alunos, chamando a atenção para aspectos da paragrafação e pontuação.
Solicitar aos alunos que revisem individualmente seu próprio texto e reescreva uma segunda versão. Depois da escrita a segunda versão, o professor deverá corrigir individualmente cada texto produzido pelos alunos, fazendo com que o aluno perceba os erros e redija uma versão final.
7ª etapa – interdisciplinaridade com ciências
Sugestão de livro didático do PNLD – Projeto prosa – ciências – 3º ano
Ler para os alunos diversos textos (livros didáticos ou não) sobre a classificação dos animais em grupos e subgrupos (mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios, anelídeos, moluscos, insetos, aracnídeos e crustáceos). Procurar no dicionário qual o significado dessas palavras. Escolher alguns textos, para os alunos lerem, sobre as características que definem os animais como vertebrados e invertebrados.
Depois desse estudo com textos, solicitar aos alunos que classifiquem os animais trabalhados no projeto literário, de acordo com as características de cada um, seguindo o quadro:

Escreva os nomes dos animais convidados para a festa de acordo com a sua classificação. Pode-se também desenhar os animais, ou colar as figuras dos respectivos animais.
ANIMAIS VERTEBRADOS
MAMÍFEROS
AVES
PEIXES
RÉPTEIS
ANFÍBIOS






ANIMAIS INVERTEBRADOS
ANELÍDEOS
MOLUSCOS
INSETOS
ARACNÍDEOS
CRUSTÁCEOS






Depois da construção da tabela, solicitar aos alunos que escrevam uma lista de animais que conheçam. Com a lista, classificar coletivamente, no organograma, os animais escritos por eles, segundo os critérios estudados.
Elaborar coletivamente um organograma (uma maneira de apresentar o estudo feito) com os grupos e subgrupos de outros animais vertebrados e invertebrados. Observar o tempo de gestação de cada animal e o tempo de perspectiva de vida de cada um, trabalhando assim com medidas de tempo.
 

Apresentar aos alunos vídeos e documentários sobre a vida dos animais. Levantar hipóteses com os alunos sobre os hábitos alimentares dos animais e anotar para posterior confirmação.
Levar textos e outras fontes (internet, vídeos) sobre os hábitos alimentares dos animais que aparecem no livro “Viviana, a rainha do pijama”.
Num outro momento, trabalhar com as crianças o conceito de Cadeia alimentar, pesquisar qual seu significado, como funciona, quais as consequências para o meio ambiente quando há a quebra da cadeia alimentar. Nessa atividade podemos ler o livro “Matar sapo dá azar” de Hardy Guedes.  Em seguida elaborar uma cadeia alimentar entre os animais do livro.
Outras atividades propostas: cruzadinhas, caça-palavras (sem o banco de palavras) sobre o tema estudado.
8ª etapa – interdisciplinar com geografia
Como o mapa mundial, localizar onde vive cada um dos animais apresentados no livro.
9ª etapa – no laboratório de informática, pesquisar com as crianças, o que é extinção? Que animais do livro estão em extinção? Quais outros animais podem estar ameaçados de extinção? (Fazer uma lista). Por que esses animais estão sendo extintos? Como que isso pode parar?
Trazer para sala de aula notícias de jornais que falem do tema Extinção de animais, com a lista de todos os animais.
Depois da pesquisa, elaborar alguns cartazes com imagem dos animais ameaçados em extinção (trazidos pela professora) e criar frases que incentivem a preservação.
10ª etapa – fazer uma lista de comidas que poderão ser servidas na festa do pijama da Viviana.  Depois trabalhar algumas receitas apresentadas por eles, sistematizando esse gênero textual, relacionando com a sua função. Calcular a quantidade de ingredientes necessários para cada receita levando em consideração o numero de convidados.
Num outro momento, calcular a quantidade de receita que deverá ser feita no dia da festa, aqui utilizaremos a multiplicação como recurso.
11ª etapa – A professora apresentará aos alunos uma carta recebida por ela, vinda da Viviana:
Pedir para cada aluno responder essa carta, individualmente. Destacar a construção de uma carta, como preenchemos um envelope de carta, usando remetente, destinatário, endereço da casa deles, da Viviana, CEP, cidade, Estado e País.
12ª etapa – interdisciplinar com artes
Construir os animais apresentados no livro, utilizando material reciclável.

13ª etapa – interdisciplinar com historia
Pesquisar a origem das festas/bolo de aniversário e trabalhar com isso as datas de aniversário dos alunos. Pesquisar também a origem dos pijamas, a história dos correios e pesquisar também o significado das imagens impressas nos selos.

13ª etapa – Para finalizar nosso projeto, confeccionaremos o convite para a festa do pijama da escola, seguindo o seguinte modelo:


Materiais:
Livro para leitura em sala: “Viviana, a Rainha do Pijama” – Steve Web
Livro paradidático “Matar Sapo dá azar” de Hardy Guedes.
Sugestões de autores de poemas: José Paulo Paes, Elias José e Sergio Caparelli.
Mapa Mundial;
Cd ou arquivos musicais com canções brasileiras com o tema ‘animais’;
Fichas técnicas impressas;
Poemas com o tema animais;
Vídeos sobre a vida dos animais;
Projetor ou retroprojetor para a análise e revisão das produções;
Envelopes de correspondência;
Atividades xerocadas;
Notícias de jornal;
Receitas diversas;
Dicionário;

Avaliação

A avaliação será continua e processual, feita através da observação das atividades aplicadas em cada uma das etapas descritas acima. Ao final, haverá a exposição dos trabalhos realizados em ambiente de “festa de pijama”.


















ANEXOS:



O Leãozinho (Caetano Veloso)

Gosto muito de te ver, leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de você, leãozinho

Para desentristecer, leãozinho
O meu coração tão só
Basta eu encontrar você no caminho

Um filhote de leão raio da manhã;
Arrastando o meu olhar como um ímã...
O meu coração é o sol, pai de toda cor;
Quando ele lhe doura a pele ao léu...

Gosto de te ver ao sol, leãozinho
De te ver entrar no mar
Tua pele, tua luz, tua juba

Gosto de ficar ao sol, leãozinho
De molhar minha juba
De estar perto de você e entrar no mar
Chatice
Jacaré,          
larga do meu pé
deixa de ser chato!
Se você tem fome,
então vê se come
só o meu sapato,
e larga do meu pé,
e volta pro seu mato,
jacaré.






O Leão
Leão! Leão! Leão!
Rugindo como um trovão
Deu um pulo, e era uma vez
Um cabritinho montês.
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação
Tua goela é uma fornalha
Teu salto, uma labareda
Tua garra, uma navalha
Cortando a presa na queda
Leão longe, leão perto
Nas areias do deserto
Leão alto, sobranceiro
Junto do despenhadeiro.
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação
Leão na caça diurna
Saindo a correr da furna
Leão! Leão! Leão!
Foi Deus quem te fez ou não
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação
O salto do tigre é rápido
Como o raio, mas não há
Tigre no mundo que escape
Do salto que o leão dá
Não conheço quem defronte
O feroz rinoceronte
Pois bem, se ele vê o leão
Foge como um furacão
Leão! Leão! Leão!
Es o rei da criação
Leão! Leão! Leão!
Foi Deus quem te fez ou não
Leão se esgueirando à espera
Da passagem de outra fera
Vem um tigre, como um dardo
Cai-lhe em cima o leopardo
E enquanto brigam, tranquilo
O leão fica olhando aquilo
Quando se cansam, o leão
Mata um com cada mão

ANIMAIS INVERTEBRADOS

http://puzzlemaker.discoveryeducation.com/puzzles/75216xguyq.png
HORIZONTAL:
4. INSETO PEQUENO QUE VOA E COLOCA OVOS.
6. ANIMAL INVERTEBRADO VIVE NO MAR E É USADO NA CULINÁRIA.
8. CARREGA SUA CASA NAS COSTAS.
9. INSETO QUE SE ALIMENTA DE SANGUE DE CÃES OU PESSOAS.
10. INSETO QUE VOA, AS PESSOAS TÊM MUITO MEDO DELE POR APARÊNCIA.
VERTICAL:
1. INSETO PEQUENO QUE SE ALIMENTA DE MADEIRA.
2. INVERTEBRADO QUE VOA É GERALMENTE LINDA.
3. TEM UMA CAUDA COM FERRÃO QUE INJETA VENENO.
5. INSETO QUE TEM SUA CASA NA TERRA E PRA LÁ LEVA SEUS ALIMENTOS.
7. ANIMAL INVERTEBRADO USADO COMO ISCA PARA PESCA.
9. ANIMAL INVERTEBRADO QUE VIVE NA ÁGUA TEM VÁRIOS TENTÁCULOS.

CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS - CRUZADINHA
http://puzzlemaker.discoveryeducation.com/puzzles/74266xhytb.png
Horizontal:
4. Animal vertebrado, mamífero possui duas corcundas e é capaz de armazenar grande quantidade de água em seu corpo para suportar o deserto.
5. Animal vertebrado muito grande que usa sua tromba para beber água.
6. Animal vertebrado tem um pescoço muito longo.
7. Animal vertebrado é um mamífero e tem o corpo coberto de listras.
8. São vertebrados, têm o corpo coberto de pêlo, mamam quando filhotes.
Vertical:
1. Animal vertebrado, mamífero e animal de estimação de muitas pessoas.
2. Animal vertebrado de grande porte, mamífero e vive no mar.
3. Animais que possuem coluna vertebral.

animais invertebrados atividades 2

animais invertebrados atividades

















Alguns sites relacionados ao assunto extinção:


Nenhum comentário:

Postar um comentário